O Espírito Santo pode nos ajudar

Wilson Aquino
3 min readJan 2, 2024

--

Nesses tempos difíceis em que as famílias enfrentam problemas de toda ordem e tamanho, que tornam as pessoas mais aflitas, desanimadas, tensas, inseguras, estressadas e até depressivas, felizmente existe um grandioso consolo: O Espírito Santo de Deus pode ajudá-las.

Ele é o terceiro membro da trindade e as Escrituras Sagradas se referem a Ele como o Espírito, o Santo Espírito ou o Consolador. Ao aprendermos a ouvir a Sua voz, Ele testificará de Deus e Jesus Cristo e nos ajudará a aprender as verdades do Evangelho e, consequentemente, nos tornará mais fortes e seguros para enfrentarmos os grandes obstáculos que a vida nos impõe, com determinação e alegria.

Ele é um consolador, um guia, um professor, e um santificador que, desse modo, efetua uma mudança no coração do homem. Por meio Dele, podemos receber o poder e os atributos de Deus em nossas vidas.

Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo formam a trindade. Eles nos amam e trabalham em união para levar a efeito o Plano de Salvação estabelecido para todos nós. O Pai Celestial e Cristo têm um corpo de carne e ossos, mas o Espírito Santo não.

Quando Jesus se despedia de seus apóstolos, depois de uma longa e esclarecedora conversa, disse: “Se me amas, guardai os meus mandamentos.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre:

O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.

Após o Consolador ter descido sobre os discípulos com grande poder, Cristo apareceu e orou, agradecendo ao Pai por conceder esse precioso dom a eles. Em seguida, Ele disse estas importantes palavras: “Deste-lhes o Espírito Santo porque creem em mim”. Fé no Salvador e em Sua Expiação perfeita é a fonte de toda boa dádiva.

O Salvador diz também que falará conosco por intermédio Dele, o Espírito Santo que pode nos orientar em nossas decisões e nos proteger do perigo físico e espiritual. Ele nos ajudará a encontrar respostas para nossas perguntas se orarmos e procurarmos fazer o que é certo. Ele sempre nos levará a fazer o bem.

O Espírito Santo pode nos encher de esperança e perfeito amor quando estamos preocupados, tristes ou aflitos. Ao nos ajudar a sentir o amor de Deus, podemos vencer o desânimo e ser fortalecidos em nossas provações.

Ele se comunica com as pessoas de maneiras diferentes, que podem incluir sentimentos de paz e consolo ou ideias sobre o que dizer ou fazer. Ao orarmos pedindo orientação e ouvirmos Seus sussurros, podemos aprender como Ele fala conosco.

Outras vezes pode também influenciar pessoas a virem em nosso socorro com uma ajuda material ou simples palavras, que entenderemos como respostas ao que perguntamos ou pedimos ao Senhor.

O Espírito testifica a disposição de Cristo de ajudar a todos que O buscam. Não é à toa que o próprio Salvador confirma isso ao dizer: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11:28–30)

De acordo com a Doutrina de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, todo indivíduo depois de sair das águas do batismo, recebe o “Dom do Espírito Santo”. Ou seja, recebe a companhia constante desse membro da Trindade, que irá ajudá-la a trilhar com segurança e sabedoria o longo caminho da vida.

*Jornalista e Professor

--

--

Wilson Aquino

Filho especial de Deus, Jornalista, Professor e Publicitário